A Caixa Econômica Federal anunciou a redução do limite para financiamento de imóveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). A partir de 21 de outubro de 2024, a cota de financiamento para imóveis residenciais será reduzida de 80% para 70% do valor do imóvel. Isso significa que o comprador terá que desembolsar 30% do valor de entrada, ao invés de 20%.
Como funciona o programa SBPE?
O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) é uma linha de crédito usada para financiar imóveis residenciais ou comerciais. Na modalidade, a Caixa Econômica Federal utiliza recursos provenientes da poupança, que são direcionados para o crédito imobiliário. Esses recursos são destinados a dois segmentos principais: o Sistema Financeiro Habitacional (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
Quais foram as mudanças no SBPE?
As mudanças se darão no Sistema de Amortização Constante (SAC). Já na Tabela Price, a instituição financeira só financiará 50% do valor do imóvel, contra 70% anteriormente. Com menos crédito, a entrada passa a 30% do valor do imóvel, no caso do SAC, e chega a até metade do valor da compra, no caso da Tabela Price.
A partir de 1º de novembro, os empréstimos para compra ou construção individual serão feitos apenas para propriedades com valor de compra limitado a R$ 1,5 milhão.
Por que a Caixa realizou a mudança?
A medida vale para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e faz parte da estratégia da Caixa Econômica Federal para ajustar suas operações diante do cenário macroeconômico atual. Além disso, a medida vale tanto para imóveis novos quanto usados e foi justificada pela Caixa como uma forma de alinhar sua política de crédito com a necessidade de controle do risco e preservação da sustentabilidade do negócio.